Resumo: Artigo 35873
Cultura escolar e a formação do imaginário científico (14, 40, 70, 76, 83, 90)
Bernardo Oliveira, Universidade Federal de Mnas Gerais, Brazil.
Apresentação: Thursday, May 29, 2008 1:15PM - 1:45PM sala 213 - UNIRIO VII ESOCITE - Sessão 22 - Chair: Gilson Queluz
Abstract.
Que tipo de interação houve entre os processos de escolarização e de cientificização da cultura brasileira ao longo do século XX? A expansão do sistema escolar no Brasil se deu ao mesmo tempo em que a perspectiva científica foi sendo tomada como padrão de civilidade, mas quais as interferências de um processo no outro? Até que ponto o processo de institucionalização e popularização da ciência dependia da escolarização da população? Essas são algumas das questões que procuramos responder neste estudo sobre o papel da cultura escolar na formação do imaginário científico. O processo de formação da cultura científica no Brasil vem sendo estudado através de diversos meios, como jornais, revistas, campanhas públicas e movimentos sociais. Neste trabalho procuramos evidenciar a relação da escolarização na formação do imaginário social acerca da ciência examinando algumas influências da cultura escolar tanto na percepção pública da ciência quanto na própria atividade científica. Tomando a categoria de cultura escolar que vem sendo desenvolvida no âmbito da história da educação (Souza e Valdemarin, 2005; Vidal, 2006) e os conceitos de imaginário social desenvolvidos por Castoriadis (1982) e Baczko(1985), procuramos analisar as seguintes influências da vida escolar na formação do imaginário científico do século XX: 1) A divisão das áreas da ciência em função das disciplinas escolares; 2) A identificação da ciências como ciências naturais; 3) A legitimação da autoridade científica através das relações didáticas e do cultivo da abstração pela escola. Após detalhamento e análises desses 3 aspectos, discutimos, à guisa de conclusão, como essas influências históricas trazem dificuldades para a reversão de um cientificismo ingênuo e de representações mitificadas da ciência.